domingo, 10 de outubro de 2010

Formação do dia 10/10/2010

Tema: Dia das Crianças / Nossa Senhora do Rosário / Nossa Senhora Aparecida

DIA DAS CRIANÇA

POR VANESSA KETTY

Como será que nos lembramos desta data? Apenas como mais um motivo para o consumismo ou como uma data para comemoração (e lembrança) de uma época maravilhosa da vida (ou pelo menos deveria ser para todos)?
Pode até ser mais uma forma de consumir, mas é impossível negar como é bom se lembrar da infância e não ficar com saudade ou alegria, pois é uma época, que com toda a nossa inocência, o único objetivo era ser feliz com os amiguinhos, brincando, comendo doce e aprontando. 
Talvez isso seja tudo muito nostálgico, mas era de ingenuidade e uma simplicidade tão grande, que deixa muita saudade e mostra que às vezes nos esquecemos disso quando crescemos. Esquecemos da criança que temos em nosso coração.
Espero que este dia não seja lembrado por causa do mercado consumista, mas sirva como lembrança de como é bom ter uma alegria tão pura. E se puder, lembre disso todo dia, semana, mês e ano, pois são as crianças e quem se assemelha a elas que herdarão o reino dos céus. 


“Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos Céus” Mateus 18, 3

“ Vendo-o, Jesus indignou-se e disse-lhes: “Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se lhes assemelham” Marcos 10, 14 



NOSSA SENHORA DO RASÁRIO


POR KARINA ALVES

Nossa Senhora do Rosário
 (ou Nossa Senhora do Santo Rosário ou Nossa Senhora do Santíssimo Rosário)

É o título recebido pela aparição de mariana  a São Domingos de Gusmão  em 1208  na Igreja de Prouille, em que Maria dá o rosário a ele.
Em agradecimento pela vitória da Batalha de Muret, Simon de Montfort construiu o primeiro santuário dedicado a Nossa Senhora da Vitóra. Em 1572 o Papa Pio V instituiu "Nossa Senhora da Vitória" como uma festa litúrgica para comemorar a vitória da Batalha de Lepanto. A vitória foi atribuída a Nossa Senhora por ter sido feita uma procissão do rosário naquele dia na Praça de São Predro, em Roma, para o sucesso da missão da Liga Santa contra os turcos otomanos no oeste da Europa. Em 1573, Para Gregório XIII mudou o título da comemoração para "Festa do Santo Rosário" e esta festa foi estendida pelo Papa Clemente XII à  Igreja Universal. Após as reformas do Concílio Vaticano Segundo a festa foi renomeada para Nossa Senhora do Rosário. A festa tem a classificação litúrgica de memória universal e é comemorada dia 7 de outubro, aniversário da batalha.

Nossa Senhora do Rosário é a santa padroeira de vários lugares no mundo dentre os quais:
  •          Pirenópolis fundada em 07 de outubro de 1727.
  •          Diocese de Santos (SP)
  •         Igreja de Nossa Senhora do Rosário (de 1707), Russas, Ceará.
  •         Paróquia de Nossa Senhora do Rosário - freguesia de Alferrarede, concelho de Abrantes       (Portugal)


NOSSA SENHORA APARECIDA

POR NATIELLY FRANCISCO
 Em 1717 os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves resgataram a imagem de Nossa Senhora Aparecida, enquanto navegavam nas águas do Rio Paraíba. Após terem resgatado a imagem obtiveram sucesso ao jogar a rede no rio, os peixes pareciam brotar ao redor do barco.
A Imagem ficou na casa de Pedroso por 15 anos, onde se reuniam várias pessoas para novenas e rezas. Mais tarde a família resolveu construir um oratório para a imagem, até que em 1735, o vigiário de Guaratinguetá exigiu uma capela no alto dos Morros dos Coqueiros.
O número de fiéis foi cada vez maior, até que em 1834 iniciou a construção da Basílica Velha. Em 1929 o papa Pio XI proclamou a santa como Rainha do Brasil e sua padroeira oficial.
Em 1955 teve inicio a construção da Basílica Nova, por conta de tantos romeiros que chegavam ao local. Onde agora tem capacidade de comportar cerca de 7 milhões de romeiros por ano.
Pela Lei nº 6.802 de 30 de junho de 1.980, foi decretado oficialmente feriado no dia 12 de outubro, dedicando este dia a devoção. Também nesta Lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.
Hoje, a imagem se encontra no interior da Catedral de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade Aparecida no interior do estado de São Paulo, o terceiro e maior templo do mundo, inaugurada no dia 4 de Julho de 1980 quando João Paulo II visitou o Brasil pela primeira vez. Em sua segunda visita, passando por Aparecida elevou a Nova Basílica. Localiza-se no centro da cidade, tendo como acesso a "Passarela da Fé", que liga a basílica atual com a antiga, ambas visitadas por romeiros.

ALGUNS MILAGRES

MILAGRE DAS VELAS


Estando a noite serena, repentinamente as duas velas que iluminavam a Santa se apagaram. Houve espanto entre os devotos, e Silvana da Rocha, querendo acendê-las novamente, nem tentou, pois elas acenderam por si mesmas. Este foi o primeiro milagre de Nossa Senhora.

O CAVALEIRO SEM FÉ


Um cavaleiro de Cuiabá, passando por Aparecida, ao se dirigir para Minas Gerais, viu a fé dos romeiros e começou a zombar, dizendo, que aquela fé era uma bobagem. Quis provar o que dizia, entrando a cavalo na igreja. Não conseguiu. A pata de seu cavalo se prendeu na pedra da escadaria da igreja, e o cavaleiro arrependido, entrou na igreja como devoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário